sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

translucencia nucal


ola minhas amigas depois de um longo periodo ausente quero dizer-vos que estou de volta!

o inicio da minha gravidez tem sido um pouco atribulado mas depois de varios sustos parace que tudo se esta a compor de novo

tive o susto na eco morfologica das 12 semanas, onde o meu bebe apresentava uma t.n um pouco para alem do normal...mas o que sera isso da t.n eu tambem nao sabia....aqui vai



O que e a translucencia nucal?


"A translucência nucal é uma medida feita na nuca do feto. Deve ser realizada entre a 10 e a 14 semanas de gestacao

A translucência nucal vem demonstrando ser o melhor marcador de doenças dos cromossomos, principalmente a Síndrome de Down.


Como funciona este exame?


Se a medida estiver até 2,5 milímetros, significa que esta tudo bem com o feto. Medidas acima deste valor, em 90% dos casos, podem indicar um feto com problemas, geralmente devido a uma alteração cromossômica, podendo ser uma Sindrome de Down, Síndrome de Edwards, entre outras.


O que deve ser feito se houver alteração no exame?


Caso a translucência nucal indique uma medida superior a 2,5 mm, é necessário fazer o cariótipo fetal, para isto, retira-se o líquido amniótico através de uma punção (amniocintese), fazendo uma cultura de células do feto, pois neste líquido encontra-se grande quantidade de células fetais. Através deste exame é possível indicar se o feto é normal ou não, do ponto de vista cromossômico."


o meu deu normal, gracas a deus mas nao me chega para ficar descansada.


espero agora pela eco morfologica do segundo trimestre


para ver o meu bebe com os meus proprios olhos e saber que esta tudo bem!


foi um susto de morte e deparei-me com varias pessoas com os mesmos problemas


para voces meninas um grande beijinho pois somos umas maes coragem.


Sem comentários:

Enviar um comentário