
Seja o tipo de mulher que,
quando seus pés tocam o
chão a cada manhã, o diabo
fala
"Oh droga, ela acordou! "
|
Seja o tipo de mulher que,
quando seus pés tocam o
chão a cada manhã, o diabo
fala
"Oh droga, ela acordou! "
|
Amigo, onde estás?
Queria falarte de minhas dores
Vi-te em uma lágrima, por isso me lembrei
Me delinquir em amar novamente acreditas?
Te lembras que o último foi malogrado?
Nada mudará, por isso me recordei de ti
Faz-me falta teu consolo nesta hora
Sabes o que estou sentindo?
Lembro-me que na última vez
Eras tu o sofredor
E lhe disse que não há dor que perdure
Hoje preciso que me convença de tal...
Queria escrever para dizer o que sinto
Porém as palavras se engasgam no dedo
Assim como a voz na garganta...
Queria que soubesses que sinto tua falta
Queria apenas que fosse como outrora
autor:maria v.rodrigues
festinha de babyshower
do andre
foto com a eco em 3D
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Use a manteiga amolecida para untar uma forma de 22 cm. Passe toda a manteiga tomando cuidado para passar bem nos cantos. Em seguida espalhe as amêndoas fatiadas no fundo e nas laterais da forma. E polvilhe as 2 colheres de açúcar por cima das amêndoas. Reserve a forma.
2. Na vasilha do processador, ponha as amêndoas inteiras, o açúcar, o sal, e a essência de amêndoas e processe até as amêndoas estarem bem trituradas. Adicione os ovos, a manteiga o álcool (se for usar) e processe somente até juntar os ingredientes. Adicione a farinha e o fermento em pó e processe de novo somente até homogeneizar a massa.
3. Entorne a massa na forma preparada e leve ao forno por 40 minutos. Cheque com um palito aos 35 mns: o palito deve sair seco do centro do bolo. Deixe o bolo esfriar totalmente.
4. Passe uma faca bem rente as laterais da forma para soltar o bolo antes de virar num prato.
Ingredientes
|
|
tire duas barras à tablete e guarde-as. Derreta o restante chocolate, juntamente com a manteiga, em banho-maria. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. junte-lhe o chocolate e manteiga derretidos, a farinha, previamente misturada com o fermento, e as claras em castelo, mexendo sempre. Vaze o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno para cozer. Entretanto, prepare a cobertura derretendo o restante chocolate e a colher de manteiga em banho-maria. Uma vez o bolo cozido, deixe arrefecer e cubra-o com este creme.
Bolo Rei
Tempo de preparação: 7 h.
Grau de dificuldade: Difícil
Ingredientes (para 6 pessoas):
150g açúcar
750g farinha
1 fava
30g fermento de padeiro
175g frutas cristalizadas
250g frutos secos
raspas de laranja q.b.
raspas limão q.b.
150g margarina
1 colher de sobremesa sal
4 ovos
1 dl. vinho do Porto
Preparação:
Depois de retirar as sementes que possam haver, pique as frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto (deixe algumas inteiras para enfeitar). Dissolva o fermento de padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar em lugar não muito frio durante 15m. Entretanto, bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um), e o fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até que a massa fique elástica e macia e junte as frutas, misturando muito bem. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente não muito frio durante 5 horas. Depois da massa ter duplicado de volume, coloque-a sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza um brinde (bem embrulhado em papel vegetal) e 1 fava, e deixe levedar mais uma hora. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões, nozes, etc., e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.
Sonhos
Ingredientes:
30 g de açúcar
50 g de manteiga
200 g de farinha
50 g de farinha maisena
4 dl de água
5 ovos
casca de limão
sal
Ingredientes para calda:
500 g de açúcar
1 casca de limão
1 casca de laranja
1 pau de canela
Preparação:
Num tacho põe-se a água, a manteiga, o açúcar, a casca de limão e uma pitada de sal. Leva-se ao lume e, quando levantar fervura, tira-se a casca de limão e juntam-se as farinhas, previamente peneiradas e misturadas.
Mexe-se muito bem com uma colher de pau até fazer uma bola. Tira-se do lume e deita-se num alguidar, mexendo sempre com a colher de pau até arrefecer completamente.
Juntam-se os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição até o ovo estar completamente absorvido. Fritam-se colheradas desta massa em óleo abundante, mas um pouco quente (150ºC).
O lume deve estar no mínimo para que a temperatura se mantenha durante a cozedura dos sonhos.
À medida que estes vão alourando, picam-se com um garfo ou com uma agulha de tricô.
Servem-se regados com a calda de açúcar.
Preparação da calda:
Levam-se ao lume a ferver 3 dl de água com açúcar. Juntam-se um pau de canela, as cascas de limão e laranja e deixa-se ferver durante 15 minutos. Retiram-se as cascas, deixa-se arrefecer e serve-se.
Pudim de Natal
Tempo de preparação: 2 h. 40 min.
Grau de dificuldade: Difícil
Ingredientes (para 6 pessoas):
100g açúcar mascavado
100g banha
6 colheres de sopa Brandy
0,5 colher de chá canela em pó
100g farinha
raspas de laranja q.b.
raspas de limão q.b.
75g miolo de amêndoa
0,5 colher de chá noz-moscada
2 ovos
75g pão ralado
175g passas
100g pêssego
175g sultanas
sumo de limão q.b.
Preparação:
Numa tigela misture os pêssegos com as passas, as sultanas, o miolo de amêndoa, a raspa da laranja, a raspa e o sumo de limão. Para uma outra tigela peneire a farinha e junte a canela, a noz-moscada, o miolo de pão, a banha e o açúcar mascavado. Deite os ovos e misture bem. Adicione a este preparado os frutos secos, mexa, tape e deixe em repouso até ao dia seguinte. Unte com manteiga uma forma de pudim. Junte à massa o brandy e deite na forma. Leve o pudim a lume brando, em banho-maria, e deixe que ele coza durante umas 2 horas. Uma vez cozido, deixe que o pudim arrefeça completamente e desenforme-o. Na hora de levar para a mesa flameja-o. Para tal, leve um pouco de brandy ao lume dentro de uma concha de sopa. Puxe o fogo ao brandy e deite-o cuidadosamente sobre o pudim.
Aletria Doce | ![]() | ![]() | ![]() |
Receitas de Natal (Doces) | |
|
Aletria Doce | ![]() | ![]() | ![]() |
Receitas de Natal (Doces) | |
|
Filhós Enroladas
Ingredientes:
6 ovos
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de manteiga
1 dl de aguardente
1 colher de sopa de açúcar
farinha
1 kg de açúcar para calda
Preparação:
Batem-se muito bem os ovos com a banha, a manteiga, a aguardente e a colher de açúcar. Em seguida começa a juntar-se a farinha e a amassar até se obter uma massa elástica e que se estenda bem. Deixa-se descansar um pouco. Põe-se o azeite ao lume.
Estende-se a massa da qual se cortam umas tiras com cerca de 7 cm x 20 cm. Pega-se com a mão numa das extremidades da tira de massa e segura-se a outra extremidade com um garfo comprido. Introduz-se o garfo com a ponta da massa no azeite a ferver e vai-se deixando cair e enrolando. Deixam-se fritar as filhós até estarem louras e passam-se depois por açúcar em ponto de voar (110º C), ficando muito brilhantes.
Sonhos de Cenoura
Ingredientes:
30 g de fermento de padeiro
0,5 dl de leite
250 g de farinha
500 g de cenoura cozida
sal, óleo, açúcar e canela q.b.
Preparação:
Comece por dissolver o fermento em leite morno. Adicione a farinha, depois a cenoura, previamente feita em puré. Tempere com uma pitada de sal, amasse bem e tape com um pano. Coloque em local aquecido e deixe levedar. Em seguida, com uma colher retire pedaços de massa e ponha fritar em óleo quente, virando-os de vez em quando. Retire com uma escumadeira e deixe a escorrer em papel absorvente. Passe-os por açúcar e canela enquanto estiverem mornos.
Rabanadas
ou
Fatias-de-paridas
Ingredientes:
1 pão de véspera (cacete ou de forma)
3 dl de leite
4 ovos
300g de açúcar
canela
1 casca de limão
óleo para fritar
1 vagem de baunilha
Preparação:
Leva-se o leite e ferver com 2 colheres de sopa de açúcar, a casca de limão e a vagem de baunilha. Batem-se os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível. Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm e passam-se primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e escorrem-se sobre papel absorvente ou sobre um pano. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou com calda de açúcar.
Nota: Se desejar em vez de polvilhar com açúcar e canela ou com calda de açúcar, pode fazer leite-creme e deita-lo na barriga das rabanadas.